Ultimas Postagens

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

sexta-feira, 15 de março de 2013

O ABANDONO DA CAEMA EM ZÉ DOCA



O desrespeito com os cidadãos zedoquenses por parte da Caema na cidade de Zé doca começa com o abandono do seu prédio patrimonial localizado na área central de Zé doca, há vários anos o prédio foi desocupado para se fazer reformas devidas as varias rachaduras que foram aparecendo no prédio, mais desde que o prédio foi desocupado nunca fizeram nenhum tipo de reforma, hoje o prédio estar abandonado, servindo de morada para desocupados, O atendimento ao consumidor zedoquenses hoje e feito em uma sala alugada aonde os próprios funcionários da Caema não tem o menor conforto.




















Sala alugada já há três anos aonde funciona a Caema

A água que consegue chegar às residências da população zedoquenses, não dispõe de qualquer tipo de tratamento, isto porque em Zé doca a Caema não dispõe da estação de tratamento, e a única caixa d’água existente na cidade, e ainda do tempo da antiga COLONE, ou seja, da década de setenta (70).

Numa estação de tratamento de água, o processo ocorre em etapas:
- Coagulação: quando a água na sua forma natural (bruta) entra na ETA, ela recebe, nos tanques, uma determina quantidade de sulfato de alumínio. Esta substância serve para aglomerar (juntar) partículas sólidas que se encontram na água como, por exemplo, a argila.
- Floculação - em tanques de concreto com a água em movimento, as partículas sólidas se aglutinam em flocos maiores.
- Decantação - em outros tanques, por ação da gravidade, os flocos com as impurezas e partículas ficam depositadas no fundo dos tanques, separando-se da água.
- Filtração - a água passa por filtros formados por carvão, areia e pedras de diversos tamanhos. Nesta etapa, as impurezas de tamanho pequeno ficam retidas no filtro.
- Desinfecção - é aplicado na água cloro ou ozônio para eliminar microorganismos causadores de doenças.
- Fluoretação - é aplicado flúor na água para prevenir a formação de cárie dentária em crianças.
- Correção de PH - é aplicada na água uma certa quantidade de cal hidratada ou carbonato de sódio. Esse procedimento serve para corrigir o PH da água e preservar a rede de encanamentos de distribuição.

A água que chega hoje às residências e bombeada diretamente do poço para as residências, ou seja, sem qualquer tipo analise ou tratamento, só para se ter uma idéia do abandono dos serviços de prestação da água em Zé doca por parte a Caema, resolvemos visitar alguns poços d’água de sua propriedade.

  Poço em funcionamento no prédio sede
Poço em funcionamento no prédio sede
Poço do bairro são Francisco

Poço em funcionamento no prédio sede
 Poço da vila barroso
 Poço da vila barroso
Poço do bairro são Francisco
 Poço da área central
 Poço da área central
 Poço da vila nova

 Poço da vila nova
Caixa d’água construída pela antiga COLONE

Caixa d’água construída pela antiga COLONE

Poço bairro Amorim


Poço bairro Amorim

Poço bairro vila nova


Poço bairro vila nova


                                     





Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Blog do Zé 2016. Todos os direitos reservados.