Ultimas Postagens

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

terça-feira, 30 de julho de 2013

Representantes da Codevasf estão em Zé doca para propor parcerias com a prefeitura municipal de Zé doca





Esta em Zé doca dois representantes da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Vale do Parnaíba (CODEVASF), o Sr Emanuell Florêncio e a Srª Suzana Martins que são analistas de desenvolvimento regional da 8° SR CODEVASF, e que nesta manhã estiveram reunidos na prefeitura com o prefeito de Zé doca e vários secretários municipais, aproveitamos e conversamos com a Suzana Martins.

A Codevasf é uma empresa pública, vinculada ao Ministério da Integração Nacional, que promove o desenvolvimento e a revitalização das bacias dos rios São Francisco e Parnaíba com a utilização sustentável dos recursos naturais e estruturação de atividades produtivas para a inclusão econômica e social. Com a Lei Nº 12.196, sancionada em 14 de janeiro de 2010, passa a atuar também nos vales dos rios Itapecuru e Mearim, no estado do Maranhão.

A Empresa mobiliza investimentos públicos para a construção de obras de infraestrutura, particularmente para a implantação de projetos de irrigação e de aproveitamento racional dos recursos hídricos. É reconhecida principalmente pela implantação de polos de irrigação, a exemplo do Polo Petrolina–Juazeiro.

Investe também na aplicação de novas tecnologias, diversificação de culturas, recuperação de áreas ecologicamente degradadas, capacitação e treinamento de produtores rurais, além da realização de pesquisas e estudos socioeconômicos e ambientais, entre outras ações. Um trabalho que gera emprego e renda para a população residente em sua área de atuação.
Por meio das PPPs (Parcerias Público-Privadas), a Companhia tem buscado parceiros para viabilizar importantes projetos de irrigação em andamento.

A Codevasf participa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal, implantando obras em diversos municípios, no âmbito do Programa de Revitalização da Bacia Hidrográfica do rio São Francisco.

Uma ação de destaque na área de responsabilidade social é o Projeto Amanhã, através do qual a Empresa promove a capacitação profissional de jovens rurais em atividades agrícolas e não agrícolas relacionadas com as necessidades do mercado regional.

Blog do Zé - Qual e o objetivo da Codevasf em Zé doca.

Suzana Góes - a Codevasf junto com a prefeitura municipal de Zé doca e a sociedade civil, nos estamos na execução do programa Brasil sem miséria que e um plano do governo federal, e uma das ações e a inclusão produtiva do publico da extrema pobreza, o objetivo e tirar este publico da extrema pobreza, e deixá-las incluídas no processo produtivo e também aquelas que estão a margem do mercado, então o governo federal, estado e município e sociedade civil, estão iniciando uma proposta de parceria em que a Codevasf estar oferecendo vários insumos do processo produtivos como, por exemplo, apicultura, mandioca, e piscicultura.

Blog do Zé – quem banca os insumos.

Suzana Góes – todos os insumos são doados pela Codevasf, por exemplo, na apicultura são fornecidas as colmeias, o garfo descopulador, a casa de mel e também estaríamos fomentando as instituições como cooperativas e ate os produtores na produção deste mel, na piscicultura são os tanques redes e todos os matérias produtivos para a produção dos alevinos dos peixes.

Blog do Zé – o que a prefeitura de Zé doca tem que fazer para a cidade seja beneficiado com o programa.

Suzana Góes – para a prefeitura aderir ao programa basta que ela aceite esta parceria, e nos informe onde estão os produtores, quantos são quem são eles, nos digam o que eles precisam e apoie os agricultores que forem selecionados com assistência técnica através da secretaria de agricultura do município.

Blog do Zé – na próxima quinta feira (01/08) a Codevasf já em conjunto com a prefeitura estará reunido todas cooperativas e associações para saber que quer aderir, quem pode participar deste encontro.  

Suzana Góes – todo mundo pode participar da reunião, mais o foco principal são as pessoas que estão em atividades produtivas do campo, o objetivo da reunião e informa o que a gente esta fazendo, forma um comitê gestor que vai ter um papel fundamental neste processo, tanto de acompanhamento como de informações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Blog do Zé 2016. Todos os direitos reservados.